Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Harvest Moon


Resolvi começar minha vida de blogueira escrevendo sobre esse joguinho viciante de Super Nintendo. Agora, por que raios um joguinho de 16 bits onde vc controla seu “fazendeiro” é tão viciante (pelo menos pra mim) eu já não sei!
Como toda criança criada por um nerd, comecei a jogar vídeo games muito cedo. Tive Super Nintendo, ps1, ps2 e etc, mas houve uma época que eu jogava uns 500 jogos (tá, uns 200 talvez) por um emulador no Pc chamado zsnes. Um desses joguinhos de criança era o Harvest Moon! Naquela época eu me divertia simplesmente em cortar matinhos e arrumar cerquinhas, não entendia merda nenhuma que se passava no jogo que era em inglês!
Pois bem, foi quando depois de uns 13 anos, eu conheci o digníssimo senhor Paulo Noboru, que me devolveu ao mundo nerd no qual eu fui criada, mas por motivos de força maior, acabei abandonando! Ele me ensinou que existia detonado de Pokémon yellow (que eu pretendo falar depois), assim como ele arranjou o Pokémon yellow pra mim! O dono (como nós nos chamamos), colocou em meu Pc um emulador snes, onde eu tenho acesso a vários joguinhos antigos, como exemplo o Mário, então eu tinha esse joguinho tão viciante que é o Harvest Moon de novo, foi aí que a merda aconteceu!


O joguinho começa com vc ganhando a missão de cuidar da fazenda dos seus pais enquanto eles estão viajando e no verão do terceiro ano eles vão voltar! Como um bom camponês, vc tem que retirar os matinhos, arrumar as cerquinhas, cortar madeira, plantar umas sementes que vc compra na cidade para fazer dinheiro! Até aí tudo bem. Mas conforme o jogo vai se desenvolvendo, vc precisa se casar, ter filhos, comprar animais e cuidar deles. Parece super fácil né! Oh caramba! Joguei como puro divertimento, totalmente tranquila, aproveitando minha fazenda e controlando meu camponês! E aí vem o final do jogo. Meus pais chegam, minha mãe chora e meu pai me xinga, minha mulher me deixa e eu tenho que ir buscá-la e os meu animais não me amam e eu sou um looser! Pqp! Só eu sei como fiquei brava! Que final mais idiota!(só esclarecendo, o jogo tem uns 15 finais diferentes!!)



Então decidi jogar pela segunda vez! Acelerei alguns processos, descobri umas frutinhas em forma de coração que vc tem que comer pra ficar mais “feliz” e aumentar o jardim de flores que tem atrás da sua casa. Criei mais bichos, cuidei melhor deles, cheguei em casa sempre antes do anoitecer pq se não a minha mulher ficava brava e ia embora e nós não teríamos filhos! E assim minha fazendo foi ficando maior, melhor, e eu ficava mais rico e feliz e com um filho! Só que, orgulhosa que sou, só fui procurar umas dicas na net quase no final do jogo e descobri que dá para se fazer muitas coisas, assim como ganhar uma merda de um relógio que vai te ajudar muito! Resultado: o final foi a mesma merda de quando eu joguei da primeira vez! Eu fiquei mais brava ainda! Aí eu desisti de jogar de novo, mas recomendo o jogo. É um ótimo passatempo! O jogo é muito bonitinho mesmo sendo em 16bits, vc consegue controlar bem o seu camponês, é engraçado com certas coisas, vale a pena! Existem várias versões do jogo, para vários consoles como ps1, ps2 e portáteis, mas na minha opinião o de snes é bem mais legal!

Algumas dicas que eu só vi depois de jogar e são bem importantes:

1)Trabalhe duro no 2 primeiros meses, plantando bastante e regando o máximo possível, vá a montanha 1 vez por noite pelo menos para relaxar no lago e poder trabalhar mais.

2)Ganhe mais dinheiro aos domingos de outono e inverno indo bem de manhã para montanha pegue algo e traga para vender ao peddler (camelô), fique fazendo isso até anoitecer, depois volte para cuidar dos animais.

3)Corte madeira, quebre pedras e arrume seu rancho no outono e inverno quando não da pra plantar e vc se cansa menos só cuidando dos animais (para juntar madeira vá a montanha, assim toda vez que estiver muito cansado pode comer algo e relaxar)

4)Tente ampliar sua casa antes do fim do 1° verão, assim vc ganha 1 relógio de brinde do construtor(isso ajuda muito)!

5)Planeje bem seus meses, dias e até a ferramenta que você vai estar na mão no outro dia indo dormir já com o que vc vai precisar na mão.

6)Ajude pessoas, aceite trocas, e leve coisas para garota que vc quer casar!

SUA FAZENDA

  1.  Secret Garden – Para cada power berry(frutinha de coração) que você comer aparece uma flor no jardim secreto. Quanto mais flores, mais feliz você é.
  2. Your House – É onde você mora. Descubra a previsão do tempo, durma e salve o jogo aqui.
  3. Wood Shed- É pra onde toda a madeira que você corta vai.
  4. Horse Stable – Seu cavalo vive aqui. Você não pode entrar aqui, é só pra olhar mesmo
  5. Cow Barn – Todas as suas vacas ficam aqui. Pode ter, no máximo, 12 vacas. Alimente-as, escove-as e tire o leite delas $$.
  6. Silo – Toda a ração é estocada aqui.
  7. Chicken Coop – Suas galinhas vivem aqui. Alimente-as e colha seus ovos $$.
  8. Shipping Bin – Ponha sua colheita aqui para que o comprador venha pegá-la às 5 PM. Também tem shipping bins no celeiro e no galinheiro.
  9. Tool Shed – Todas as suas ferramentas extras que você não estiver carregando ficarão aqui.
  10. Ponds – Encha seu regador ou jogue pedras pequenas aqui para se livrar delas.
  11. Secret Well – Durante um terremoto no verão esse poço irá abrir e vc pode entrar lá!
A CIDADE



  1. Mayor’s House – Essa é a casa do prefeito e da Maria.
  2. Church – Venha aqui aos domingos.
  3. Flower Shop – Compre sementes e flores nessa loja. Nina vive aqui com a mãe.
  4. Public Market – Venda peixe ou produtos aqui nos finais de semana nas mesas, aqui fica o peddler (camelô).
  5. Fortune Teller’s House – Aprenda sobre amor e outras coisas na casa da vidente.
  6. Bar – Venha aqui à noite, depois de 6 PM para beber depois do serviço ou visitar Eve.
  7. Restaurant – Compre bolos aqui. Pode comê-los ou dá-los.
  8. General Store – Compre ferramentas e coisas aqui.
  9. Livestock Store – Compre/venda animais aqui e compra, também, comida e remédio para eles.
A MONTANHA
  1. Golden Pond – Se jogar seu machado no pond(lago) e responder a pergunta corretamente (diga não!), você ganha um machado dourado.
  2. Cave – Olhe em volta da caverna para encontrar ervas que podem ser vendidas.
  3. Carpenter’s House – Vá para essa casa quando quiser renovar sua casa.
  4. Fisherman’s Tent – Fale com o pescador quando quiser pescar.
  5. Hot Springs – Tome um banho refrescante quando estiver cansado. É onde Eve fica nos domingos.
POWER BERRY OU FRUTINHA DE CORAÇÃO!
  1. Are a terra com seu "pá" e você encontrará uma.
  2. Are o campo de novo e você conseguirá outra.
  3. Pegue um peixe na lagoa da pesca e jogue-o de volta na lagoa.
  4. Ganhe um no festival do ovo.
  5. Quebra a estátua da galinha com o martelo no crossroad (estrada que liga a fazenda à cidade/montanha).
  6. Troque uma galinha com o Peddler em Fall (Outono).
  7. Após o terremoto, corte lenha da árvore perto da lagoa da deusa. Um terá um buraco embaixo, e é só você entrar nesse buraco q se abriu e conseguir uma Power Berrie.
  8. Traga uma planta da lua cheia ou um peixe no festival da colheita para comer.
  9. Plante a semente de Snowflower(parece um diamante azul) no summit(na beirada da montanha, no período da manhã) durante o inverno.
  10. Use o machado para cortar lenha da árvore atras do Hill.

!!!ENJOY!!!



2 comentários:

  1. jogo esse jogo até hoje kkk
    muito legal seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Muito massa , gostei as dicas , estou jogando pela milemilé vez e nunca tenho filhos 😞

    ResponderExcluir